Batman vs Homem de Ferro quem vence?



Muita gente compara o Homem de Ferro e o Batman,  mostrando pontos fortes e fracos de cada um. Qual é mais rico? Mais forte?  Qual é covarde? Qual é mais inteligente? Eles são super parecidos, mas ao mesmo tempo, tão diferentes… É como comparar uma espada de samurai e uma AK 47. Entretanto estes são na minha opinião os melhores heróis do universo HQ porque provam que ter um cérebro – e usá-lo – é muito melhor que simplesmente nascer com talentos. Duvidam?

Pois vejam: Clark Kent tem super força, visão de calor, bafo congelante, visão de raio-x e… É assalariado e vivendo de aluguel. Ah, e não pega ninguém. Thor é um deus – um deus nórdico, puro-sangue, de Asgard – e aqui na Terra é quase um mendigo, além de forever alone. Enquanto isso, como estão Tony Stark e Bruce Wayne mesmo?


Mas chega de conversa e vamos ao que interessa. Quem é melhor o Batman (Cavaleiro das Trevas) ou Iron Man (Homem de Ferro)?
Conhecendo os desafiantes: 
Bruce Wayne (Batman):Nascido numa família rica, nada faltou para o jovem Bruce Wayne, filho de Thomas e Martha Wayne, notáveis filantropos de Gotham City. Numa noite fatídica, Bruce presenciou um assalto que resultou na morte de seus pais, deixando-o desolado. Pouco tempo depois, o herdeiro dos Wayne jurou vingar a morte de seus pais, embarcando numa jornada para alcançar o ápice do condicionamento humano, tanto físico quanto mental. Anos de intenso treinamento resultaram numa drástica transformação: o outrora fraco e indefeso Bruce Wayne tornou-se a mais perfeita e exímia máquina de combate e raciocínio, pronto para combater qualquer tipo de ameaça. Para que sua cruzada contra o crime fosse bem sucedida, o agora presidente das Indústrias Wayne precisaria adotar uma persona que impusesse medo a qualquer um que cruzasse seu caminho. Tendo isso em vista, ele se muniu de um uniforme tecnológico com vários aparatos e adotou o nome de Batman (Homem-Morcego, em português). 
Tony Stark (Homem de Ferro): Brilhante inventor e industrial bem-sucedido, Tony Stark inventou um traje especial, um exo-esqueleto superequipado, para fugir de um campo de prisioneiros inimigo. Ele foi levado para lá após ser capturado durante inspeção de testes de armas no exterior. Os comunistas sabiam com quem estavam lidando. Obrigaram Stark a construir um artefato que lhes permitisse desencadear uma ofensiva definitiva contra os americanos. Porém, Stark tinha outros planos. Mesmo com a saúde debilitada, devido a um estilhaço de granada que havia se alojado perto de seu coração, ele trabalhou naquilo que seria a primeira armadura do Homem de Ferro. Tão logo ficou pronta, Stark a usou para fugir do campo de prisioneiros. As primeiras versões da armadura tinham um gerador magnético que mantinha o estilhaço da granada afastado de seu coração. Mas o problema só se resolveria por completo com um transplante de coração. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a lutar contra todo e qualquer tipo de ameaça à humanidade.

Analisando cada um:
Analisando primeiramente o quesito recursos, os dois acabam empatando, já que ambos são extremamente ricos, a ponto de conseguirem comprar informações e equipamentos sem muita dificuldade. Partindo para os termos de combate, o Morcegão ganha disparado. Tá, o Stark até que luta (e muito) bem, mas nem se compara ao treinamento do Bruce. Logo, num combate corpo-a-corpo, Tony enfia o rabo entre as pernas.

Na parte intelectual, os dois também acabam empatando. E você, fan-boy do batman, deve estar exclamando: "Orra, calmaí, não tem como eles empatarem nesse quesito! O Homem de Ferro tem um raciocínio militar EXTREMAMENTE inferior ao do Batman! Pára de escrever esses posts, seu poser! Você não manja nada de HQs e blablabla...". Bom, antes de tudo, eu também concordo que o raciocínio militar do Stark é inferior ao do Bruce, mas não podemos esquecer que o Stark tem uma mente inventiva brilhante, muito superior à do Batman. E as invenções do Stark são uma forma muito boa de combater (e até mesmo superar) as estratégias do Bruce. Por isso o empate.


O equipamento: 

Batam: 

- O uniforme é a mistura de uma composição de kevlar com titanium, sendo então à prova de fogo e de balas, além de oferecer uma leve resistência ao frio. As botas e luvas são feitas para resistir e diminuir o impacto de socos e chutes. A capa é ultra-leve e resistente, permitindo que o Batman plane por algum tempo. A máscara possui um leve percentual de chumbo em sua composição, protegendo o usuário de ataques de raio-x ou visão de raio-x, além de ser equipada com sensores infra-vermelho, amplificadores de ruído e transmissores e receptores de ondas de rádio. 

- Cinto de Utilidades: O principal item que faz o Batman ser o Batman. Ele carrega uma variedade enorme de parafernálias: Batarangues, arpéu, gel explosivo, explosivo plástico, toxinas que afetam o sistema nervoso, gás atordoante, gás soporífero, pastilhas de oxigênio, kit para hackear sistemas de segurança e mais uma infinidade de coisas.

- Veículos: Quando o negócio aperta, Bruce usa uma série de veículos adaptados para todo e qualquer tipo de situação. Carros, tanques, helicópteros, motos, aviões, submarinos e qualquer outra coisa que seja necessária na sua incansável luta contra o crime.

Homem de Ferro: 
- Armadura: Essa vestimenta promove uma série de "melhorias" ao Tony: super-força, voo, super-velocidade, super-resistência, absorção de energia solar, magnetismo (capacidade de puxar ou repelir metais), invisibilidade, "sentido-aranha" (Tony conseguiu emular esta habilidade do Homem-Aranha construindo uma espécie de rede neural), raios repulsores, uni-raio, lança-mísseis, defletor de mísseis, campo de força, lâmina de energia, lasers, mini-guns e mais uma série de mísseis e raios modificados pra uma infinidade de situações diferentes. A armadura é composta por moléculas de ferro cristalizadas, envolta de vários campos magnéticos, tornado-a flexível e extremamente resistente.

Soluções rápidas e eficientes
Bruce Wayne precisou de uma vida de terapia e treinamentos multiculturais pra se tornar Batman. Tony Stark levou uma semana pra se tornar Iron Man – isso, no meio de um sequestro e com um monte de ferro velho. Mesmo que Tony Stark não tenha um plano, o que ele desenvolve em segundos põe anos e anos de finos estratagemas do Bruce Wayne no chinelo. Preciso dizer mais alguma coisa?

Disponível 24 horas
Todo o conceito do Batman depende de sombras. Escuridão. Onde você acha isso… À luz do dia? Isso significaria queimar seus maiores aliados: as sombras e o anonimato. Fica fácil puxar uma máscara durante o dia, a não ser que ela seja de ferro. Ou de ouro, no caso. Iron Man não tem essa frescura. A armadura aguenta um míssil e fica bem mais bonita durante o dia. 
O sucesso das franquias do morcegão tem una certa dependencia de seus arquirrivais, que dividem a fama - diferentemente do Homem de Ferro, onde seus inimigos não tem tanto prestigio assim - criando legiões de fãs pelo mundo que fazem dos negocios do Batman nas telonas serem mais lucrativos do que do Homem de Ferro.


Preservando o seu patrimônio
Tony Stark explodiu muita coisa. Mas fica a pergunta: quantas dessas coisas não eram dele? Tudo que foi destruído por Iron Man tinha patente das Indústrias Stark ou era propriedade de Tony Stark. Já Bruce Wayne permitiu que sua cidade (ele não comprou a cidade, ok?) fosse vítima de um ataque bioquímico. E não vamos esquecer a destruição do transporte público. E nem um arranhão no patrimônio – ah, a casa queimada, que o seguro prontamente refez. Que beleza.

Satisfação garantida
Convenhamos. Se é pra ser um super herói, ou você gosta da coisa, ou pendura as super chuteiras. Tony Stark é fã do que faz até debaixo d’água. Mesmo quando as coisas apertam, ele gosta de ser O cara. Bruce Wayne? Sério, só falta colocar uma música do Simple Plan toda vez que Bruce começa a desabafar na orelha do pobre Alfred. Se a Terra estivesse em perigo amanhã, pra quem você ligaria? Para quem adora salvar o dia ou para quem vive lamentando a terrível obrigação de fazer isso? A resposta é óbvia.

Em constante evolução
A carreira de Tony Stark se resumia a fazer e vender armas. É difícil ser um herói com essa no currículo. Algo como “antes de ser Madre Tereza de Calcutá, eu fazia a vida no Bahamas”. Mas no segundo em que Tony percebeu que seu caminho estava errado, ele se dedicou a reverter o quadro. Bruce Wayne surtou, se mudou pro outro lado do mundo e deixou a empresa dos pais – praticamente um baluarte da glória de Gotham – virar uma sucursal militar. Quando Bruce voltou, o que fez? Continuou todos os projetos desprezíveis. Quanta nobreza, Bruce. E o plus: não podemos esquecer que Tony Stark fritou sua empresa. Normalmente, isso significa falência. Mas ele continua torrando dinheiro… E a fortuna nunca acaba! Isso significa que o saldo bancário de Tony Stark é bem mais estável que o de Bruce Wayne – ele é infinito. HAR, HAR.

Mas afinal quem ganharia essa disputa? 
Bom, acho que dá pra perceber que um combate direto contra o Homem de Ferro seria suicídio da parte do Batman, então ele obviamente atacaria de formas indiretas. Atacando pelas sombras, o Morcegão encontraria um jeito de sair do radar do Latinha e com certeza o acertaria, mas será que simples socos e pontapés seriam o suficiente? Bom, seria bem difícil perfurar a defesa da armadura utilizando apenas golpes. Então outra boa estratégia seria atacá-lo à distância, jogando seus vários veículos em cima do Stark. Apesar da grande resistência, talvez surtisse efeito e algum estrago fosse feito. Caso isso também não desse certo, talvez a última opção viável fosse desligar a armadura. E talvez até desse certo, mas como a armadura está ligada ao corpo do Tony graças ao vírus tecno-orgânico, ela só pararia de funcionar se o usuário fosse morto. E como é extremamente difícil machucar o Stark dentro da armadura, o Batman acabaria encurralado e inevitavelmente derrotado.
Ah! a Fortuna estimada de cada um:
Bruce Wayne: US$ 9 bilhões
Tony Stark: US$ 12,5 bilhões




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se tornar um designer automotivo de verdade?

Linha do tempo da colonização de Marte

A EVOLUÇÃO HUMANA CONTINUA